Waterdeep a Coroa do Norte e cidade dos Esplendores.
Em Waterdeep, uma moeda de ouro é chamada de dragão. Antes de ser expulso de sua posição como o Lorde Aberto de Waterdeep (Lorde Aberto entre tantos lordes é aquele que se apresenta para o público, ele é o único dos lordes que tem sua identidade revelada), Dagult Neverember desviou meio milhão de dragões.
Dagult estava reconstruindo a cidade de Neverwinter quando os outros Lordes de Waterdeep o retiraram do cargo.
Waterdeep é coberto por um efeito mágico indissipável chamado dragonward (Proteção do Dragão). O efeito se origina em algum lugar no Distrito do Castelo, e é permanente. Dragões e todas as outras criaturas do tipo dragão são fisicamente incapazes de entrar na cidade (ou em seus esgotos) enquanto o dragonward persistir.
Sob as ruas da cidade espreita um submundo de crime, cujo líder é um indivíduo chamado Xanathar. Na esperança de ganhar uma posição política em Waterdeep, os agentes dos Zhentarim (também conhecido como Black Network) recentemente tentaram unir sua organização com a de Xanathar. O arquiteto dessa tentativa foi um clone do mago Manshoon, um dos fundadores da Black Network que se pensava estar morto há muito tempo.
Enquanto os dois lados negociavam no covil de Xanathar algo deu errado e ele matou os enviados dos Zhentarim que estavam presentes. Quando os Zhents retaliaram atacando os postos avançados da Guilda de Xanathar, ele interpretou suas ações como uma confirmação das intenções vis da Black Network. Agora a rixa entre os Zhentarim e Xanathar começou a se espalhar pelas ruas, ameaçando a paz em toda a cidade.
1. Harpers (Arpistas)
Tema: Idealistas Secretos.
Objetivo: Promover secretamente a igualdade, preservar a história e opor-se a tiranos e a quem abuse do poder.
Figura-Chave: Remallia Haventree (Líder).
Apelo para Jogadores: Para jogadores que gostam de espionagem, de trabalhar nas sombras por uma causa justa e de se opor à corrupção.
2. Order of the Gauntlet (Ordem da Manopla)
Tema: Cruzados Zelosos.
Objetivo: Esmagar o mal em todas as suas formas (demónios, mortos-vivos, seitas monstruosas) através de ação direta e justa.
Figuras-Chave: Segue deidades como Tyr (Justiça) e Helm (Proteção).
Apelo para Jogadores: Para jogadores que querem ser guerreiros sagrados ou campeões do bem, preferindo o confronto direto à subtileza.
3. Emerald Enclave (Enclave da Esmeralda)
Tema: Naturalistas Equilibrados.
Objetivo: Manter o equilíbrio entre a civilização e o mundo natural. Numa cidade, isto significa lidar com problemas urbanos, flora/fauna mágica estranha e ameaças do Underdark (Subterrâneo).
Figuras-Chave: Jeryth Phaulkon (Líder), Melannor Fellbranch (Representante).
Apelo para Jogadores: Para druidas, rangers ou qualquer personagem com uma ligação à natureza que acredita que a civilização deve existir em harmonia com ela.
4. Lords’ Alliance (Aliança dos Lordes)
Tema: Patriotas Pragmáticos.
Objetivo: Garantir a estabilidade, segurança e prosperidade de Waterdeep e das outras cidades-membro da Costa da Espada.
Figura-Chave: Laeral Silverhand (Senhora Aberta de Waterdeep).
Apelo para Jogadores: Para personagens de alinhamento Lawful (Ordeiro) que valorizam a ordem, a estabilidade e o “bem maior” acima da moralidade absoluta. São a facção do establishment.
5. Zhentarim
Tema: Oportunistas Ambiciosos (Divididos).
Objetivo:
Facção de Davil: Auto-enriquecimento e construção de uma nova base de poder mais aceitável publicamente em Waterdeep, por quaisquer meios necessários.
Facção de Manshoon: Apreender o controlo da cidade e promover as ambições tirânicas de Manshoon.
Figuras-Chave: Davil Starsong (Líder Público), Manshoon (Líder Rival Secreto).
Apelo para Jogadores: Para jogadores que gostam de ambiguidade moral, de operar fora da lei para obter lucro e de ter conexões no submundo criminal.
6. Bregan D’aerthe
Tema: Mercenários Drow com uma Agenda.
Objetivo: Concluir o esquema político secreto de Jarlaxle, que requer a aquisição do tesouro do dragão. O lucro e o poder para a organização são motivadores primários.
Figura-Chave: Jarlaxle Baenre (Líder Secreto).
Apelo para Jogadores: Uma opção única para personagens carismáticas ou dissimuladas, especialmente para aquelas que podem ser próprias outsiders. Oferece um caminho para aventuras intrigantes e moralmente cinzentas.
7. Force Grey / Gray Hands (Força Cinzenta / Mãos Cinzentas)
Tema: Forças Especiais de Elite de Waterdeep.
Objetivo: Proteger Waterdeep de ameaças extraordinárias que a Guarda da Cidade não consegue lidar. Os Gray Hands são o viveiro de recrutamento para a equipa de elite Force Grey.
Figura-Chave: Vajra Safahr, a Blackstaff (Varinha Negra) (Comandante).
Apelo para Jogadores: Para personagens puramente heroicas e patrióticas que querem ser agentes oficiais da cidade, assumindo as suas missões mais perigosas.
Exemplos de membros de algumas facções de acordo com o alinhamento:
O paladino Lawful Good (Ordeiro e Bom) pertence à Ordem da Manopla.
o rogue Neutral Good (Neutro e Bom) que odeia valentões pertence aos Arpistas.
o druida True Neutral (Neutro Puro) pertence ao Enclave da Esmeralda.
o soldado Lawful Neutral (Ordeiro e Neutro) pertence à Aliança dos Lordes ou às Mãos Cinzentas.
o oportunista Chaotic Neutral (Caótico e Neutro) pertence aos Zhentarim de Davil.
o outsider carismático poderá encontrar um lar com os Bregan D’aerthe.
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